Notícias de saúde

Osteoartrite aumenta risco de outras doenças crônicas

10 de dezembro de 2024 (Bibliomed). A osteoartrite pode quase triplicar o risco de uma pessoa desenvolver uma infinidade de outras doenças crônicas, segundo um novo estudo de duas décadas realizado na Universidade de Lund, na Suécia.

A osteoartrite é uma doença que afeta as cartilagens, que se rompem, permitindo que os ossos se "esfreguem" uns nos outros, o que causa dor e rigidez nas articulações. Pessoas que sofrem com osteoartrite tendem a desenvolver vários outros problemas de saúde com o passar dos anos, incluindo doenças cardíacas, diabetes, transtornos de humor, câncer e doenças dos rins, fígado, pulmões e outros órgãos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados médicos de quase 10.000 moradores da região de Skane, no sul da Suécia, diagnosticados com osteoartrite entre 2008 e 2009. Cada um desses pacientes com osteoartrite foi pareado com duas pessoas da mesma idade e sexo sem a doença, para que seus padrões de saúde pudessem ser rastreados e comparados.

Os resultados mostraram que as pessoas com maior probabilidade de ficarem mais doentes à medida que envelheciam tendiam a ter osteoartrite. Cerca de 42% das pessoas que desenvolveram mais doenças crônicas tinham osteoartrite, em comparação com 29% daquelas com menos.

No geral, a osteoartrite aumentou o risco de uma pessoa estar no grupo mais doente em cerca de duas vezes e meia. De acordo com os autores, os efeitos da doença no estilo de vida e na saúde podem explicar esse risco aumentado. Eles explicam que pessoas com artrite têm menos probabilidade de se envolver em atividades físicas e têm mais probabilidade de sofrer de inflamação crônica de baixo grau. Combinados com uma dieta rica em calorias, esses fatores podem aumentar o risco de uma pessoa para muitas doenças diferentes.

Fonte: RMD Open. DOI: 10.1136/rmdopen-2024-004164.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários