Notícias de saúde

Discinesia biliar: controvérsias e desafios no diagnóstico e tratamento

25 de novembro de 2024 (Bibliomed). A discinesia biliar é uma condição caracterizada por dor biliar, uma vesícula biliar aparentemente normal em exames de imagem e uma fração de ejeção reduzida da vesícula biliar, observada por meio do exame de CCK-HIDA. Apesar da falta de evidências de alta qualidade, a colecistectomia laparoscópica continua sendo um tratamento comum para essa condição.

Muitos dos estudos sobre discinesia biliar são retrospectivos, apresentando variações significativas nos critérios de inclusão e na definição de dor biliar. A maioria desses estudos oferece um acompanhamento de curto prazo, muitas vezes limitado a uma única consulta, com definições variadas e não padronizadas de sucesso no tratamento. Além disso, apesar das diretrizes estabelecidas pela Sociedade de Medicina Nuclear para a realização do exame de CCK-HIDA, os protocolos variam entre as instituições, o que leva a resultados inconsistentes.

A discinesia biliar é atualmente a principal indicação para colecistectomia em crianças, mesmo diante das lacunas de conhecimento e da escassez de dados de qualidade sobre a eficácia desse procedimento na população pediátrica. A prática de realizar colecistectomia para a vesícula hipercinética, outra condição emergente, também carece de dados robustos.

Estudos prospectivos de grande escala, sejam ensaios randomizados ou estudos de coorte, são necessários para preencher essas lacunas e fornecer uma melhor compreensão do diagnóstico e tratamento da discinesia biliar. No entanto, a realização desses estudos tem sido dificultada pelo viés de médicos e pacientes a favor da cirurgia e pela falta de tratamentos não cirúrgicos estabelecidos.

Fonte: JAMA Surgery. DOI: 10.1001/jamasurg.2024.0818.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários