Notícias de saúde
03 de outubro de 2024 (Bibliomed). Medicamentos comuns usados para controlar o colesterol, o açúcar no sangue e a pressão alta também podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral, segundo um novo estudo realizado na University Medical Center Utrecht, na Holanda.
Os pesquisadores avaliaram o risco de aneurismas cerebrais que causam derrames hemorrágicos em pacientes. Para o estudo, eles analisaram os registos médicos de quase 4.900 pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral hemorrágico e compararam-os com quase 44.000 pessoas que nunca tiveram um aneurisma cerebral.
Eles identificaram quatro medicamentos específicos que pareciam diminuir o risco de um aneurisma cerebral, após levar em conta outros fatores de risco: o lisinopril, medicamento para hipertensão, reduziu o risco em 37%; o medicamento para colesterol sinvastatina diminuiu o risco em 22%; o medicamento para diabetes metformina reduziu o risco em 42%; o medicamento para próstata tansulosina reduziu o risco em 45%.
Por outro lado, quatro medicamentos aumentaram o risco de acidente vascular cerebral hemorrágico: o anticoagulante varfarina, o antidepressivo venlafaxina, o antipsicótico proclorperazina e o analgésico co-codamol.
Fonte: Neurology. DOI: doi/10.1212/WNL.0000000000209479.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também