Notícias de saúde
18 de julho de 2024 (Bibliomed). Acredita-se que a menopausa desencadeie alterações de humor entre as mulheres, com alterações nos níveis hormonais femininos contribuindo para ansiedade, depressão e estresse. No entanto, um novo estudo diz que algumas mulheres correm mais riscos do que outras de problemas de saúde mental relacionados com a menopausa, e muitas escapam-lhes completamente.
Realizado no Brigham and Women's Hospital in Boston, nos Estados Unidos, o estudo mostrou que certos grupos de mulheres são mais propensos a ter problemas de saúde mental durante a menopausa – aquelas com depressão anterior ou sintomas depressivos, aquelas cujo sono é perturbado por ondas de calor noturnas e aquelas que tiveram um acontecimento estressante na vida na época da menopausa.
A menopausa pode durar de quatro a 10 anos e tende a começar por volta dos 47 anos. Ela é considerada emocionalmente desgastante para as mulheres devido às flutuações hormonais, mas também coincide com estresses substanciais e eventos de vida na meia-idade.
Para descobrir possíveis ligações, os pesquisadores reuniram e analisaram dados de estudos anteriores que analisaram a incidência de problemas de saúde mental durante a menopausa. Eles se concentraram em estudos que estudaram a saúde mental antes da menopausa e depois acompanharam essas mulheres durante a transição.
Os resultados mostraram que, embora alguns estudos relacionassem sintomas depressivos e menopausa, a depressão grave ocorreu apenas em mulheres que já haviam sido diagnosticadas com a doença.
Os sintomas de depressão foram observados com mais frequência em mulheres que passaram por uma transição muito longa para a menopausa, tiveram sono insatisfatório devido a ondas de calor ou vivenciaram eventos estressantes recentes na vida.
Os pesquisadores também não encontraram evidências convincentes de que a menopausa aumente universalmente o risco de ansiedade.
Os autores ressaltam que os resultados indicam que a terapia hormonal não é um primeiro tratamento adequado para a depressão clínica durante a menopausa. Em vez disso, os médicos devem considerar os antecedentes e a situação de vida atual da mulher quando ela relatar sintomas de saúde mental durante a menopausa.
Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)02801-5.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também