Notícias de saúde

Dietas à base de vegetais podem diminuir o risco de diabetes

18 de março de 2024 (Bibliomed). Uma dieta saudável baseada em vegetais pode reduzir o risco de uma pessoa ter diabetes tipo 2 em 24%, descobriu um estudo realizado na Universidade de Viena, na Áustria.

Os pesquisadores identificaram melhorias específicas na saúde decorrentes de uma dieta baseada em vegetais que protegeriam uma pessoa da obesidade. Isso incluiu um melhor processamento do açúcar no sangue, bem como uma melhor função hepática e renal.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 113.000 participantes num estudo observacional britânico de grande escala, recolhidos ao longo de 12 anos. Eles descobriram que valores normais de colesterol, açúcar no sangue, inflamação e insulina estão associados a um baixo risco de diabetes, e que uma boa função hepática e renal é importante na prevenção do diabetes.

Esses resultados indicam que os efeitos protetores de uma dieta baseada em vegetais vão muito além de simplesmente perder peso e perder gordura. No entanto, os pesquisadores observaram que existe uma dieta pouco saudável à base de vegetais. Aqueles que ainda são ricos em doces, grãos refinados e bebidas açucaradas estão associados a um risco aumentado de diabetes tipo 2.

Fonte: Diabetes and Metabolism. DOI: 10.1016/j.diabet.2023.101499.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários