Notícias de saúde

Poderia a síndrome do túnel do carpo estar relacionada a um aumento do risco de insuficiência cardíaca?

20 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Uma nova pesquisa da Alemanha mostra que a síndrome do túnel do carpo (STC) pode ser um prenúncio de insuficiência cardíaca entre os idosos. Em um estudo com 164.000 pessoas, aquelas com 60 anos ou mais que tinham a doença, que causa dor, fraqueza e dormência na mão e no pulso, tiveram um risco quase 50% maior de insuficiência cardíaca.

Mas a associação entre as duas condições pode ser apenas uma casualidade, pois não há nenhuma prova de que uma cause a outro, e os resultados não devem provocar pânico em pacientes com síndrome do túnel do carpo.

Na verdade, os dois diagnósticos são muito diferentes, e não há ligação direta entre eles. Ainda assim, a associação identificada entre STC e insuficiência cardíaca é interessante porque ambas são relativamente comuns e potencialmente graves. A STC afeta entre 3% e 6% dos adultos, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família.

Pouco mais de 6 milhões de americanos adultos têm insuficiência cardíaca, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Na maioria dos casos, a insuficiência cardíaca se desenvolve lentamente e ocorre mais frequentemente em pessoas mais idosas. Na ausência de intervenção, aumenta significativamente o risco de morte prematura de uma pessoa.

Para explorar ainda mais a relação, os pesquisadores analisaram cerca de 82.000 pacientes alemães que foram diagnosticados pela primeira vez com STC entre 2005 e 2020, e o mesmo número sem CTS. A idade média de ambos os grupos foi de 53 anos. Cerca de dois terços eram mulheres.

Todos foram rastreados por cerca de uma década para identificar quais pacientes também acabaram sendo diagnosticados com insuficiência cardíaca. No final, nenhuma associação de risco de qualquer tipo foi observada entre os pacientes com menos de 60 anos. De modo interessante, a equipe de pesquisa, encontrou um risco claro entre pacientes com 60 anos ou mais. Nessa faixa etária, 6,2% dos pacientes sem STC foram finalmente diagnosticados com insuficiência cardíaca, em comparação com 8,4% dos pacientes com STC.

A associação de risco foi semelhante entre homens e mulheres, sugerindo que os idosos com túnel do carpo podem enfrentar um risco aproximadamente 50% maior de desenvolver insuficiência cardíaca do que os idosos que não têm o distúrbio da mão.

O que é desconhecido é o porquê. Os pesquisadores levantaram a possibilidade de ocorrência de amiloidose nestes pacientes, que poderia estar relacionada às duas condições, mas ainda é algo ainda a ser bem mais estudado.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.23091.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários