Notícias de saúde

Vírus Mpox pode sobreviver por dias em superfícies

06 de dezembro de 2023 (Bibliomed). A maioria dos casos de mpox se espalha pelo contato pele a pele, mas é possível pegar o vírus tocando em uma superfície contaminada em uma casa ou quarto de hospital, indica estudo da Ruhr University Bochum, na Alemanha.

Os pesquisadores aplicaram o vírus em placas de aço inoxidável higienizadas, armazenando-as em diferentes temperaturas: a 4°C, 22°C e 37°C. Foram encontradas poucas mudanças na quantidade de vírus infeccioso durante os primeiros dias em qualquer temperatura. A partir do quinto dia, a concentração de vírus começou a cair significativamente nas temperaturas de 22°C e 37°C.

Após sete dias, nenhum vírus foi capaz de se reproduzir na placa mantida a 37°C. Na placa mantida às 22°C, foram necessários cerca de dez a 11 dias para que nenhum vírus com potencial para causar infecção fosse detectado.

Em temperaturas mais baixas o vírus pode se manter por mais tempo. Na placa mantida a 4°C, demorou 30 dias até que o vírus deixasse de ser infeccioso, e o potencial de infecção não caiu até o vigésimo dia.

Para os pesquisadores, esses resultados evidenciam a importância de desinfetar as superfícies com produtos à base de álcool. Desinfetantes à base de peróxido de hidrogênio não funcionaram contra o vírus e devem ser evitados.

Fonte: Journal of Infectious Diseases. DOI: 10.1093/infdis/jiad127.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários