Notícias de saúde

Auriculoterapia pode ajudar na perda de peso

06 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Um estudo apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade sugere que a acupuntura auricular usando contas de metal pode ajudar a reduzir o peso, o índice de massa corporal e a gordura corporal quando combinada com dieta e exercícios.

O artigo documenta como os desejos de comida podem ser controlados usando o método mais simples de estimulação por acupuntura com contas, em vez do uso tradicional de agulhas intradérmicas, que requer acupunturistas especializados.

A acupuntura na medicina tradicional chinesa é baseada no entendimento de que sua saúde depende do fluxo de qi (energia) em seu corpo. Um fluxo bloqueado ou interrompido pode ter um efeito negativo na saúde física e mental.

A auriculoterapia acredita que o ouvido externo representa todas as partes do corpo. Assim, agulhas finas ou contas são colocados em pontos específicos para restaurar o fluxo, resolvendo quaisquer bloqueios ou interrupções e podem ajudar em uma variedade de condições de saúde. Este tratamento tem sido usado por outros para tratar vícios como uso de drogas e tabagismo.

O estudo envolveu 81 homens japoneses diagnosticados com sobrepeso ou obesos com idades entre 21 e 78 anos, com um IMC médio de 28,4 kg/metro e altos níveis de gordura abdominal não saudável. Eles foram avaliados com acupuntura auricular com contas auriculares de metal de 1,5 mm na orelha externa.

As contas foram colocadas em ambas as orelhas e mantidas no lugar com fita cirúrgica para garantir que os participantes recebessem continuamente pressão uniforme em cada um dos pontos de acupuntura. A partir daí, os participantes foram solicitados a reduzir a ingestão total de alimentos pela metade durante três meses de tratamento.

Os resultados mostraram que, após três meses, os homens perderam em média 10 cm da cintura e reduziram o percentual de gordura corporal em 4%. O IMC médio entre os participantes do estudo também caiu quase 3 pontos.

Fonte: European Congress on Obesity (ECO) 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários