Notícias de saúde

Cannabis medicinal pode melhorar qualidade de vida em pessoas com doenças crônicas

09 de outubro de 2023 (Bibliomed). O uso de cannabis como medicamento está se tornando cada vez mais comum. Dada a diversidade de condições tratadas com a cannabis medicinal, bem como a vasta gama de produtos e formas de dosagem disponíveis, as evidências clínicas que incorporam os resultados relatados pelos pacientes podem ajudar a determinar a segurança e a eficácia do seu uso.

Estudo publicado no JAMA Network Open procurou avaliar se os pacientes que usam cannabis medicinal relatam melhorias na qualidade de vida relacionada à saúde ao longo do tempo.

Este estudo retrospectivo de série de casos foi realizado em uma rede de clínicas médicas especializadas (Emerald Clinics) localizadas em toda a Austrália. Os participantes foram pacientes que receberam tratamento para qualquer indicação em qualquer momento entre dezembro de 2018 e maio de 2022. Os pacientes foram acompanhados a cada 44,6 dias, em média. Dados de até 15 acompanhamentos foram relatados.

Nesta série de casos de 3.148 pacientes, foram relatadas melhorias significativas em todos os 8 domínios da avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde da Pesquisa de Saúde de 36 itens, após o início do tratamento com cannabis medicinal. As melhorias foram amplamente sustentadas ao longo do tempo.

Essas descobertas sugerem que o tratamento com cannabis medicinal pode estar associado a melhorias na qualidade de vida relacionada à saúde entre pacientes com uma variedade de condições de saúde.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.12522.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários