Notícias de saúde

Existe uma associação entre saúde mental e distúrbios do sistema reprodutivo em mulheres?

02 de outubro de 2023 (Bibliomed). Os distúrbios do sistema reprodutivo e de saúde mental são comumente comorbidades em mulheres. Embora as causas dessa sobreposição permaneçam indefinidas, as evidências sugerem possíveis fatores ambientais e genéticos compartilhados associados ao risco. Existiria uma associação entre distúrbios do sistema reprodutivo e distúrbios psiquiátricos em mulheres?

Estudo objetivou investigar a comorbidade entre transtornos psiquiátricos e do sistema reprodutivo, tanto como categorias diagnósticas amplas, quanto entre pares específicos de diagnósticos. O estudo não incluiu distúrbios psiquiátricos e reprodutivos desencadeados por eventos da vida (por exemplo, trauma, infecção, cirurgia).

No levantamento feito, foram incluídos estudos observacionais publicados entre janeiro de 1980 e dezembro de 2019 avaliando a prevalência de transtornos psiquiátricos em mulheres com transtornos do sistema reprodutivo e prevalência de transtornos do sistema reprodutivo em mulheres com transtornos psiquiátricos. A busca realizada rendeu 1197 registros de literatura, dos quais 50 preencheram os critérios de inclusão para a síntese qualitativa e 31 para a síntese quantitativa.

A análise se concentrou em diagnósticos específicos descritos na literatura e descobriu que a síndrome dos ovários policísticos estava associada ao aumento da probabilidade de depressão e ansiedade. A dor pélvica crônica também foi associada com depressão. Poucos estudos investigaram o risco de outros distúrbios do sistema reprodutivo em mulheres com distúrbios psiquiátricos ou associações reversas (risco de distúrbios do sistema reprodutivo entre mulheres com diagnóstico psiquiátrico).

Esta revisão de 50 estudos e metanálise de 31 estudos identificou uma chance aproximadamente 2 a 3 vezes maior de ter um distúrbio psiquiátrico em mulheres com distúrbios do sistema reprodutivo. Porém, apesar da alta taxa de comorbidade para transtornos psiquiátricos e do sistema reprodutivo encontrados neste estudo, os dados são muito limitados para sugerir uma causa compartilhada.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.8685.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários