Notícias de saúde

Uso pesado de álcool está associado a suicídios por arma de fogo

26 de setembro de 2023 (Bibliomed). As armas de fogo são o método de suicídio mais usado nos Estados Unidos. O uso de álcool de maneira aguda está associado a um risco aumentado de suicídio por arma de fogo. No entanto, a associação dose-resposta entre o uso agudo de álcool e a probabilidade de usar uma arma de fogo como método de suicídio é desconhecida.

Novo estudo teve como objetivo avaliar a associação entre a quantidade de álcool consumida e a probabilidade de uso de arma de fogo como método de suicídio.

Neste estudo transversal de 58.095 suicidas que faleceram, a probabilidade de um suicídio envolvendo arma de fogo aumentou à medida que a concentração de álcool no sangue aumentou até que o nível de álcool no sangue atingiu aproximadamente 0,40g/dL para falecidos do sexo masculino e aproximadamente 0,30g/dL para falecidos do sexo feminino, em que ponto a probabilidade começou a diminuir.

Este estudo sugere que as intervenções direcionadas ao uso pesado de álcool podem ajudar nos esforços para reduzir a taxa de mortalidade por suicídio, particularmente suicídios envolvendo armas de fogo.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.5248.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários