Notícias de saúde

Aparelho de ultrassom pode ajudar a reduzir a pressão arterial

28 de agosto de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores franceses e norte-americanos disseram que um dispositivo que usa ultrassom para acalmar os nervos nos rins também pode ajudar a regular a pressão alta. Os resultados de um novo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e da Universidade de Paris, na França, testaram o dispositivo usado em procedimentos ambulatoriais chamado denervação renal por ultrassom.

Os cientistas acreditam que a hipertensão na meia-idade pode ser causada em parte por nervos hiperativos nos rins, que desencadeiam a retenção de água e sódio e liberam hormônios que podem aumentar a pressão arterial. A terapia de ultrassom provou ser eficaz em acalmar os nervos hiperativos na artéria renal, interrompendo os sinais que levam à hipertensão. A terapia é entregue aos nervos por um cateter fino que é inserido em uma veia na perna ou pulso e enfiado no rim.

O estudo reuniu informações de três ensaios randomizados envolvendo mais de 500 pacientes de meia-idade com vários graus de hipertensão e uso de medicamentos. Descobriu-se que duas vezes mais pacientes que receberam a terapia de ultrassom atingiram sua pressão arterial diurna alvo em comparação com pacientes nos grupos simulados.

O tratamento ainda não está disponível, mas será avaliado pela Food and Drug Administration nos EUA nos próximos meses.

Fonte: JAMA Cardiology. DOI: 10.1001/jamacardio.2023.0338.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários