Notícias de saúde

Tuberculose e Malária Voltam a Matar no Sudeste Asiático

DHAKA (Reuters) - A tuberculose e a malária estão matando milhões de pessoas no Sudeste Asiático, disse uma autoridade da Organização Mundial de Saúde (OMS) na segunda-feira.

"Tuberculose e malária, que já foram um dia consideradas sob controle, estão (agora) desenfreadas...em países em desenvolvimento e especificamente em nossa região", afirmou o médico Uton Muchtar Rafei, diretor regional da OMS no Sudeste Asiático, em uma conferência em Dhaka.

Estão participando da conferência de três dias sobre tuberculose e malária cerca de 50 parlamentares de 10 países da região. O evento foi aberto pelo primeiro-ministro de Bangladesh, Sheikh Hasina.

"Estima-se que 40 por cento da população esteja infectada pela tuberculose em nossa região e mais de 1,5 milhão de pessoas morreram de tuberculose no ano passado", disse Rafei.

"Os pobres têm o dobro de risco de adquirir tuberculose que os não-pobres. Globalmente, 95 por cento dos casos de tuberculose ocorrem nos países pobres", ele afirmou.

Rafei disse ainda que cerca de 25 milhões de pessoas sofrem de malária e mais de 1,25 bilhão de pessoas correm risco de contrair a doença na região.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários