Notícias de saúde

Pais têm dificuldade em avaliar os dados vitais de seus filhos

20 de julho de 2023 (Bibliomed). Até que ponto os pais são capazes de verificar os dados vitais de seus filhos? Estudo recente buscou avaliar a capacidade dos pais de avaliar com precisão as frequências cardíaca e respiratória (FR) de seus filhos no contexto de utilidade potencial para visitas de telessaúde.

Neste estudo controlado de 203 pares de pais e filhos, os pais mediram a frequência cardíaca (FC) de seus filhos usando 4 métodos: palpação, ausculta e 2 aplicativos de smartphone fotopletismográficos. Os pais mediram a FR inspecionando a criança e tocando no aplicativo do smartphone. Os padrões-ouro foram o eletrocardiograma para a FC e as respirações da criança medidas por um profissional de saúde durante 60 segundos para a FR.

Nos resultados obtidos, os pais subestimaram a FC por palpação com um viés calculado de -18 batimentos por minuto (bpm) (DP, 19), com limites de concordância variando de -56 a 19 bpm. Os pais superestimaram e subestimaram a FC pela ausculta com limites de concordância variando de -53 a 46 bpm. Aplicativos de smartphones não melhoraram a precisão das medições. A precisão das medições de FR dos pais foi baixa. Para crianças pequenas, o viés foi de -0,8 respirações por minuto (rpm) (DP, 9,8) com limites de concordância de -20 a 19 rpm, e para crianças mais velhas, o viés foi de 0,9 rpm (DP 7,4) com limites de concordância de 6 a 15 rpm. A sensibilidade da opinião subjetiva dos pais para reconhecer a FR acelerada foi de 37%.

O estudo concluiu que os pais não foram capazes de avaliar com precisão a FR ou a FC de seus filhos. A avaliação remota digital de crianças não deve depender das medições dos sinais vitais dos pais.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.08.018.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários