Notícias de saúde

Casos de Cegueira Infantil na Índia Poderiam Ser Evitados

Por C. Vidyashankar

NOVA DÉLHI (Reuters Health) - Uma grande porcentagem da cegueira infantil na Índia deve-se a causas evitáveis, de acordo com um estudo da província de Andhra Pradesh.

A província tem 39 escolas para cegos, com cerca de 2.000 crianças no total, afirma Stella J. Hornby na edição de setembro de Indian Journal of Ophthalmology. Hornby, do Centro Internacional de Saúde Ocular, em Londres, e sua equipe do Instituto Ocular LV Prasad, em Hyderabad, fizeram a pesquisa com 291 crianças com menos de 16 anos.

No geral, 36 por cento das crianças tinham causas de cegueira evitáveis. Dessas, as causas que podem ser prevenidas correspondiam a 20 por cento, enquanto que causas potencialmente tratáveis foram observadas em 16 por cento das crianças.

A deficiência de vitamina A foi a principal causa que pode ser prevenida, ocorrendo em 19 por cento, enquanto a catarata e o glaucoma eram as causas tratáveis mais comuns.

"(Essa porcentagem) é alta, em comparação a países desenvolvidos, mas não tão alta quanto em alguns países da África subsaariana", disse Hornby à Reuters Health.

As causas hereditárias de cegueira foram observadas em 93 (ou 34,8 por cento) dos casos.

Hornby e sua equipe destacaram a necessidade de avaliação oftalmológica anterior à matrícula de crianças em escolas para cegos, pois 24 (ou oito por cento) das crianças foram classificadas como não cegas ou gravemente debilitadas visualmente após refração, enquanto outros 16 por cento tinham doenças potencialmente tratáveis.

Hornby acredita que programas educacionais para alertar as mães sobre alimentos ricos em vitamina A, a distribuição de cápsulas de vitamina A e a melhora na alimentação são formas possíveis de melhorar o consumo de vitamina A por crianças pequenas.

A pesquisadora concluiu que, como a catarata é uma causa de cegueira tratável, o diagnóstico precoce, o tratamento cirúrgico imediato e a correção ótica são necessários para a reabilitação visual.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários