Notícias de saúde

Meditação pode alterar micróbios intestinais

13 de junho de 2023 (Bibliomed). Será que a mente tem poder de influenciar na saúde intestinal de uma pessoa? Um novo estudo da Shanghai Mental Health Center, na China, realizado com monges tibetanos diz que sim.

Para ver se a meditação tem um efeito mais profundo na saúde humana, os pesquisadores analisaram amostras de fezes e sangue de 37 monges budistas de três templos tibetanos, bem como de 19 pessoas que vivem nas proximidades.

Esses monges usam uma forma de meditação derivada do antigo sistema médico indiano conhecido como Ayurveda. Eles praticam essa meditação pelo menos duas horas por dia há entre três e 30 anos. A análise de amostras de fezes revelou que os intestinos dos monges foram significativamente enriquecidos com várias cepas bacterianas.

A análise indicou que os micróbios podem estar influenciando seus níveis de inflamação e metabolismo. Além disso, amostras de sangue revelaram que os marcadores de colesterol eram significativamente mais baixos nos monges do que em seus vizinhos.

Fonte: General Psychiatry. DOI: 10.1136/gpsych-2022-100893.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários