Notícias de saúde

Frequência de atividade física é mais importante que quantidade

02 de junho de 2023 (Bibliomed). Uma recente pesquisa indica que um pouco de atividade diária pode ser a abordagem mais benéfica, pelo menos para a força muscular, ao invés de realizar exercícios muito intensos todos os dias.

Em colaboração com a Universidade Niigata e a Universidade Nishi Kyushu no Japão, o estudo de treinamento de quatro semanas teve três grupos de participantes realizando um exercício de resistência do braço. As mudanças na força muscular e na espessura muscular foram medidas e comparadas.

O exercício consistia em 'contrações excêntricas voluntárias máximas do bíceps' realizadas em uma máquina que mede a força muscular em cada contração muscular que você faria na academia. Uma contração excêntrica é quando o músculo está se alongando; neste caso, como abaixar um haltere pesado em uma rosca direta.

Dois grupos realizaram 30 contrações por semana, com um grupo fazendo seis contrações por dia durante cinco dias por semana (grupo 6x5), enquanto o outro realizou todas as 30 em um único dia, uma vez por semana (grupo 30x1). Outro grupo realizou apenas seis contrações um dia por semana.

Após quatro semanas, o grupo que fez 30 contrações em um único dia não apresentou nenhum aumento na força muscular, embora a espessura muscular (um indicador de aumento no tamanho do músculo) tenha aumentado 5,8%.
O grupo que fez seis contrações uma vez por semana não apresentou alterações na força e espessura muscular.

No entanto, o grupo 6x5 teve aumentos significativos na força muscular - mais de 10 por cento - com um aumento na espessura muscular semelhante ao grupo 30x1.

Esta pesquisa sugere a importância de acumular uma pequena quantidade de exercício por semana, do que apenas passar horas se exercitando uma vez por semana.

Fonte: Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. DOI: 10.1111/sms.14220.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários