Notícias de saúde

Falta de Ventilação Aumenta Risco de Tuberculose em Hospital

NOVA YORK (Reuters Health) - A ventilação inadequada em ambientes hospitalares pode pôr os trabalhadores de saúde em risco de contrair tuberculose, segundo estudo realizado em 17 hospitais canadenses.

Entre os quase 1.300 funcionários de hospital, os que trabalhavam em alas com ventilação inadequada foram quase 3,5 vezes mais propensos que os demais a apresentar exames positivos para tuberculose. Os trabalhadores, porém, não tinham sinais de tuberculose ativa.

O trabalho dos pesquisadores chefiados por Dick Menzies do Montreal Chest Institute, em Quebec (Canadá), foi publicado na edição de 21 de novembro do Annals of Internal Medicine.

A tuberculose é uma infecção transmitida pelo do ar e afeta basicamente os pulmões. Como os funcionários de hospital têm um risco de infecção maior que a média, a ventilação apropriada das diversas alas é importante para controlar a disseminação da tuberculose. Depois de vários surtos hospitalares da doença no início dos anos 90, surgiram novas recomendações exigindo um controle mais rigoroso da infecção.

A equipe de Menzies procurou determinar a importância do sistema de ventilação na transmissão hospitalar de tuberculose.

Os pesquisadores verificaram que uma ventilação insuficiente nos quartos dos pacientes estava diretamente relacionada ao risco de tuberculose entre os trabalhadores. Algumas outras funções também tiveram alto risco. Terapeutas respiratórios, pessoal de enfermagem, fisioterapeutas e equipes de limpeza foram mais propensos que outros trabalhadores a ter teste positivo para a doença.

Os programas de controle de infecção hospitalar deveriam garantir que os quartos dos pacientes fossem bem ventilados e que fossem realizados cutâneos para tuberculose regularmente nos trabalhadores, concluíram os autores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários