Notícias de saúde

Antibióticos podem prevenir sangramento estomacal causado por aspirina

23 de março de 2023 (Bibliomed). O risco de uma pessoa ter sangramento estomacal devido ao uso prolongado de aspirina pode ser reduzido tomando um curto período de antibióticos, o que poderia potencialmente melhorar a segurança da aspirina tomada para prevenir ataques cardíacos ou derrames, sugerem os resultados de um ensaio clínico realizado na Universidade de Nottingham, no Reino Unid.

O uso de aspirina é generalizado e está aumentando entre os pacientes idosos. A principal preocupação é o sangramento gastrointestinal, cuja prevalência pode estar aumentando devido ao aumento do uso de aspirina. Esse problema ocorre porque a aspirina, ao diluir o sangue, faz com que as úlceras no estômago sangrem. E essas úlceras estomacais, também conhecidas como úlceras pépticas, podem ser causadas por um determinado tipo de bactéria: Helicobacter pylori, ou H. pylori.

O estudo foi conduzido em 1.208 consultórios médicos gerais no Reino Unido. Os pacientes foram identificados por seus médicos e, em seguida, convidados a participar do estudo e fazer um teste respiratório para H. pylori. Aqueles com resultado positivo foram randomizados para receber um curto período de tratamento com antibióticos ou placebo. Não foram necessárias visitas de acompanhamento. Em vez disso, as informações foram coletadas dos registros médicos eletrônicos dos pacientes.

O tratamento ativo para o estudo consistiu em sete dias de três medicamentos orais: lansoprazol, 30 miligramas duas vezes ao dia; claritromicina, 500 miligramas duas vezes ao dia; e metronidazol, 400 miligramas duas vezes ao dia.

Nos primeiros 2 anos e meio, as pessoas que receberam o tratamento com antibióticos tiveram menos probabilidade de serem internadas no hospital por causa do sangramento da úlcera péptica do que aquelas que receberam comprimidos de placebo.

Os cientistas descobriram que a proteção ocorreu rapidamente. A primeira hospitalização por sangramento de úlcera péptica em pessoas que receberam comprimidos de placebo ocorreu após seis dias, contra 525 dias após o tratamento com antibióticos.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(22)01843-8.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários