Notícias de saúde

Musculação e aeróbico combinados podem reduzir o risco de morte

29 de novembro de 2022 (Bibliomed). Combinar levantamento de peso com exercícios aeróbicos pode diminuir significativamente as chances de morrer precocemente, especialmente de doenças cardíacas, mostra uma nova pesquisa da University of California, nos Estados Unidos.

O estudo usou dados de quase 100.000 homens e mulheres que fizeram parte de um teste de triagem para câncer de próstata, pulmão, cólon e ovário. Sua idade média era de 71 anos no início do julgamento. Ao longo de quase 10 anos de acompanhamento, mais de 28.400 participantes morreram.

Os participantes foram questionados sobre a quantidade de atividade física moderada e vigorosa que praticavam. Ambas as formas de atividade fazem suar, mas a atividade vigorosa aumenta a respiração e a frequência cardíaca para níveis elevados. Atividade moderada traz aumentos menores.

Ao todo, 23% dos participantes fizeram algum levantamento de peso e 16% se exercitaram com pesos uma a seis vezes por semana. Um terço disse que também fez exercícios aeróbicos. Vinte e quatro por cento fizeram os 150 minutos recomendados por semana de exercícios aeróbicos moderados ou vigorosos e 8% excederam essa referência.

Os resultados mostraram que exercício com pesos e aeróbico estava independentemente associado a um menor risco de morte por qualquer causa, bem como por doenças cardíacas, mas não por câncer. Por exemplo, o risco de morte foi de 41% a 47% menor entre as pessoas que atingiram os níveis de atividade semanais recomendados e se exercitaram com pesos uma ou duas vezes por semana, em comparação com aqueles que não se exercitaram. Esta ligação foi mais forte entre as mulheres.

Os autores explicam que a pessoa deve começar a prática de exercícios de força respeitando os limites do seu corpo, e ir aumentando o peso e a intensidade à medida que ganha força e confiança, sempre trabalhando todos os principais grupos musculares. A prática é recomendada, também, para idosos, em intensidade moderada ou maior ao menos duas vezes por semana.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1136/bjsports-2021-105315.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários