Notícias de saúde

"Pensar demais" pode ser cansativo

16 de novembro de 2022 (Bibliomed). Você fica cansado por "pensar demais"? Saiba pode sim acontecer. Novas evidências encontradas por pesquisadores da Universidade Pitié-Salpêtrière, na França, mostraram que o trabalho cognitivo intenso durante várias horas pode resultar no acúmulo de glutamato no córtex pré-frontal lateral do cérebro, o que reduz o controle de uma pessoa sobre as decisões para que ela mude para comportamentos sem esforço com gratificações imediatas.

O estudo observa que, apesar de mais de um século de pesquisa, as origens da fadiga cognitiva permanecem indefinidas. Segundo os autores, teorias sugerem que a fadiga é uma espécie de ilusão inventada pelo cérebro para nos fazer parar o que estamos fazendo e nos voltarmos para uma atividade mais gratificante. No entanto, as descobertas do estudo mostram que o trabalho cognitivo resulta em uma verdadeira alteração funcional - acúmulo de substâncias nocivas - então a fadiga seria um sinal que nos faria parar de trabalhar, mas com um propósito diferente: preservar a integridade do funcionamento do cérebro.

Para o estudo, os pesquisadores procuraram determinar por que as máquinas podem computar continuamente, mas o cérebro não. Eles suspeitavam que o motivo estivesse associado à necessidade de reciclar substâncias potencialmente tóxicas decorrentes da atividade neural.

Buscando evidências disso, os cientistas usaram a espectroscopia de ressonância magnética para monitorar a química do cérebro ao longo de um dia de trabalho. Eles analisaram dois grupos: pessoas que precisavam pensar muito e aquelas que tinham tarefas cognitivas relativamente mais fáceis, e viram sinais de fadiga, incluindo dilatação reduzida da pupila, apenas no grupo que fazia trabalho pesado. Ao fazer escolhas, o grupo de trabalho árduo também mudou para opções que propunham recompensas após um pequeno atraso e com o mínimo de esforço. E eles tinham níveis mais altos de glutamato nas sinapses do córtex pré-frontal do cérebro.

Juntamente com evidências anteriores, os pesquisadores afirmam que a pesquisa apoia a deia de que o acúmulo de glutamato no cérebro torna o controle cognitivo mais difícil após um dia de trabalho mentalmente difícil. O glutamato é o neurotransmissor excitatório mais abundante no cérebro e no sistema nervoso central, e é necessário para manter o funcionamento adequado do cérebro. Contudo, o glutamato deve estar presente nas concentrações certas nos lugares certos. Muito glutamato no cérebro pode ser tóxico.

Fonte: Current Biology. DOI: 10.1016/j.cub.2022.07.010.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários