Notícias de saúde

Falta de imunizantes faz OMS recomendar diminuição das doses de vacina para cólera

21 de outubro de 2022 (Bibliomed). Em meio ao que chama de "aumento sem precedentes nos casos de cólera em todo o mundo", a Organização Mundial da Saúde fez um alerta: o mundo enfrenta uma "escassez terrível" de vacinas contra a cólera está exigindo a suspensão temporária de sua estratégia de duas doses.

A OMS chamou de "decisão excepcional" que reflete o "estado grave" do estoque de vacinas contra a cólera. A mudança na estratégia permitirá que as doses da vacina sejam usadas em mais países no curto prazo. A longo prazo, a OMS disse que são necessárias ações urgentes para aumentar a produção global de vacinas.

A cólera é uma doença diarreica grave que pode se espalhar e matar rapidamente. A OMS disse que 29 países relataram casos de cólera desde janeiro, incluindo grandes surtos no Haiti, Malawi e Síria. Em comparação, menos de 20 países, em média, relataram surtos nos cinco anos anteriores, explicando que a tendência global de surtos mais numerosos, generalizados e graves é estimulada por "inundações, secas, conflitos, movimentos populacionais e outros fatores que limitam o acesso para limpar a água e aumentar o risco de surtos de cólera.

O estoque global de vacina oral contra a cólera da OMS começou em 2013 e enviou mais de 123 milhões de doses para 23 países mais suscetíveis a surtos. Do total de 36 milhões de doses previstas para serem produzidas em 2022, a OMS disse que 24 milhões de doses já foram enviadas e 8 milhões de doses adicionais foram aprovadas para a segunda rodada de vacinação de emergência em quatro países.

De acordo com o órgão, as vacinas estão produzindo em sua capacidade máxima atual, portanto, não há solução de curto prazo para aumentar a produção. A OMS disse que a suspensão temporária da estratégia de duas doses permitirá que as doses restantes da vacina contra a cólera sejam "redirecionadas para quaisquer necessidades pelo resto do ano".

A OMS explica que, embora a interrupção temporária da estratégia de duas doses leve a uma redução e encurtamento da imunidade, mais pessoas poderão se vacinar e ter “proteção no curto prazo, caso a situação global da cólera continue se deteriorando”.

Fonte: World Health Organization. News release. October 19, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários