Notícias de saúde

Pessoas que não sabem ter Covid podem transmitir a doença

04 de outubro de 2022 (Bibliomed). Mais da metade das pessoas infectadas com a variante Ômicron do Covid-19 não sabiam que tinham o vírus e acabaram por espalhá-lo por aí.

Pesquisadores do Cedars-Sinai Medical Center descobriram que 56% dos 210 pacientes adultos e funcionários com infecção recente pela variante Ômicron que participaram do estudo relataram não saber que estavam infectados. E embora a conscientização sobre a infecção tenha sido maior entre os funcionários de saúde da Cedars-Sinai do que outros no estudo, essa conscientização permaneceu baixa.

Os participantes do estudo tiveram 2 ou mais medições de anticorpos anti-nucleocapsidIgG (IgG-N) em série com pelo menos 1 mês de intervalo. O primeiro teste foi realizado após o término de um surto regional da variante Delta, em 15 de setembro de 2021; e um teste subsequente ocorreu após o início de um aumento regional da variante Ômicron, em 15 de dezembro de 2021.

Adultos com evidências de nova infecção por SARS-CoV-2 ocorrendo durante o período de surto da variante Ômicron até 4 de maio de 2022 foram incluídos na amostra do estudo. A consciência dos participantes sobre infecção recente foi determinada a partir da revisão de atualizações de saúde autorrelatadas, registros médicos e dados de testes Covid-19;

Indivíduos cientes de suas infecções recentes por Ômicron eram mais propensos a serem mais jovens, bem como mais propensos a serem funcionários de saúde do Cedars-Sinai, do que pessoas inconscientes. Mas ambos os grupos eram semelhantes em demografia e no número de doses de vacinação ou tipos de vacinas recebidas. Dos 56% os pacientes que relataram não saber que estavam doentes, 10% relataram ter tido algum sintoma, que atribuíram a um resfriado comum ou outra infecção, mas não ao Covid-19.

Os pesquisadores ressaltaram que vários estudos anteriores indicaram que infecções por Covid-19 assintomáticas ou minimamente sintomáticas são prováveis gatilhos de surtos. E, apesar da ampla disponibilidade de kits de teste rápido de antígeno em casa, até que ponto alguns indivíduos infectados não percebem que são capazes de transmitir ativamente o vírus permanece uma incógnita.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.27241.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários