Notícias de saúde

Dieta vegetariana pode influenciar crescimento das crianças?

05 de agosto de 2022 (Bibliomed). Diretrizes internacionais sobre dieta vegetariana na infância têm recomendações diferentes. Estudos que avaliaram a relação entre dieta vegetariana e crescimento infantil e estado nutricional tiveram resultados conflitantes.

Pesquisadores realizaram um estudo de coorte longitudinal de crianças de 6 meses a 8 anos que participaram do TARGet Kids! A modelagem linear de efeito misto foi usada para avaliar as relações entre dieta vegetariana e escore z de IMC (zBMI), escore z de altura para idade, ferritina sérica, 25-hidroxivitamina D e lipídios séricos. A modelagem de equações de estimativa generalizada foi usada para explorar as categorias de status de peso. A possível modificação do efeito por idade e consumo de leite de vaca foi

Um total de 8.907 crianças, incluindo 248 vegetarianas na linha de base, participaram. A média de idade no início do estudo foi de 2,2 anos (DP 1,5). Não houve evidência de associação entre dieta vegetariana e zIMC, escore z de altura para idade, ferritina sérica, 25-hidroxivitamina D ou lipídios séricos. Crianças com dieta vegetariana tiveram maiores chances de baixo peso (zBMI <-2) (odds ratio 1,87, intervalo de confiança de 95% 1,19 a 2,96; P = 0,007), mas nenhuma associação com sobrepeso ou obesidade foi encontrada. O consumo de leite de vaca foi associado a maior colesterol de lipoproteína não de alta densidade (P = 0,03), colesterol total (P = 0,04) e colesterol de lipoproteína de baixa densidade (P = 0,02) entre crianças com dieta vegetariana. No entanto, crianças com e sem dieta vegetariana que consumiram as 2 xícaras recomendadas de leite de vaca por dia apresentaram lipídios séricos semelhantes.

Em conclusão, não foram encontradas evidências de diferenças clinicamente significativas no crescimento ou medidas bioquímicas de nutrição para crianças com dieta vegetariana. No entanto, a dieta vegetariana foi associada a maiores chances de baixo peso.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2021-052598.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários