Notícias de saúde

Tratamento de Britânico com Artrite é Falho, Diz Pesquisa

Por Natsuko Waki

LONDRES (Reuters) - Os britânicos que têm artrite não estão recebendo tratamento satisfatório e não têm conhecimento básico sobre a doença, informou uma instituição beneficiente.

Uma pesquisa nacional com mais de 3.400 pacientes feita pela Arthritis Care (Atendimento à Artrite) verificou que um terço do grupo não está contente com o atendimento prestado pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla para National Health Service).

"As pessoas com artrite acham que estão sendo dramaticamente deixadas de lado pelo serviço de saúde", disse Richard Gutch, chefe-executivo da Arthritis Care.

"Estão apenas sendo aconselhadas a sair e conviver com a doença, o que pode significar uma dor constante que torna difícil até o movimento de sair da cama ou quase impossível atividades diárias como cozinhar e fazer comprar", disse Gutch.

A instituição não levou em conta dois terços das pessoas que responderam à pesquisa e não criticaram o tratamento.

A artrite é uma doença incurável em que as defesas do corpo atacam equivocadamente tecidos e articulações saudáveis. Mais de 8 milhões de pacientes na Grã-Bretanha apresentam dor, inchaço, rigidez e perda de função nas articulações, tornando os doentes os maiores usuários dos serviços NHS.

A pesquisa também mostrou que 80 por cento dos 1.500 pacientes não tinham conhecimentos básicos sobre como lidar com a artrite ou quais opções de tratamento estavam disponíveis.

"Está é uma estatística completamente instável, mas isto é apenas a ponta do iceberg", disse Neil Batteridge, organizador da pesquisa.

"Problemas crônicos como artrite são geralmente invisíveis comparados a problemas agudos como ataque cardíaco ou derrames", acrescentou Batteridge.

A pesquisa mostrou que os pacientes precisaram esperar por, pelo menos, três meses para ser atendidos por médicos especialistas e muitos queriam ser mais independentes.

O estudo de nove meses foi em 43 cidades de todo país que atingiu mais de 43 mil pessoas. "As pessoas com artrite são as maiores usuárias do NHS e ainda não recebem a prioridade que merecem", disse Gutch.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários