Notícias de saúde

Pessoas fisicamente semelhantes podem ter DNA parecido

16 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Você provavelmente á ouviu dizer que tem alguém parecido com você em algum lugar do mundo. São os chamados sósias: pessoas sem nenhum grau de parentesco, mas que são fisicamente semelhantes. Agora, um novo estudo mostrou que essas pessoas podem possuir variantes genéticas semelhantes.

Os pesquisadores entraram em contato com pessoas cujas fotos faziam parte do trabalho do artista canadense François Brunelle, que vinha obtendo fotos parecidas de pessoas ao redor do mundo desde 1999. A equipe de pesquisa recrutou 32 desses pares. Eles, então, usaram três algoritmos de reconhecimento facial diferentes para garantir uma medida objetiva de semelhança. Os participantes forneceram saliva para análise de DNA e responderam a perguntas sobre estilo de vida e características físicas.

Os autores descobriram que os pares compartilhavam genótipos semelhantes, mas tinham outras variações em seu DNA. Para metade dos pares semelhantes, todos os três algoritmos os agruparam. A análise genética descobriu que nove desses 16 pares se agruparam com base em 19.277 polimorfismos comuns de nucleotídeo único. Os cientistas também encontraram semelhanças em peso e altura entre os pares, juntamente com características comportamentais semelhantes, incluindo tabagismo e educação.

Segundo os autores, esses resultados fornecem uma visão única sobre as características moleculares que potencialmente influenciam a construção do rosto humano, sugerindo que esses mesmos determinantes se correlacionam com os atributos físicos e comportamentais que constituem os seres humanos. Com isso, esses resultados podem ter implicações futuras na medicina forense – reconstruindo o rosto do criminoso a partir do DNA e no diagnóstico genético – a foto do rosto do paciente já dará pistas sobre qual genoma ele possui.

Fonte: Cell Reports. DOI: 10.1016/j.celrep.2022.111257.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários