Notícias de saúde

Tédio pode estar ligado a comportamentos sádicos

22 de março de 2022 (Bibliomed). O que dá origem ao sadismo? Embora o comportamento sádico (ou seja, prejudicar os outros por prazer) esteja bem documentado, pesquisas empíricas anteriores são quase silenciosas em relação aos fatores psicológicos por trás disso. Pesquisas anteriores mostraram que um grande número de pessoas se envolve em comportamentos sádicos – como insultar outras pessoas, bullying, intimidar ou partir para o abuso físico – os indivíduos têm à sua disposição uma longa lista de maneiras de ferir outras pessoas.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Aarhus encontrou evidências que sugerem que o tédio pode ser um fator para desencadear um comportamento sádico. Em um artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology: Interpersonal Relations and Group Processes, o grupo descreve sua revisão de nove estudos exclusivos que analisaram que envolviam o estudo do comportamento sádico de pessoas em diferentes ambientes e o que eles descobriram ao fazê-lo.

Para saber mais sobre esse comportamento, os pesquisadores analisaram nove estudos exclusivos que foram conduzidos para aprender mais sobre o comportamento sádico. O primeiro envolveu pesquisadores enviando avaliações de personalidade para um grande número de pessoas e incluiu algumas perguntas sobre tédio. Um olhar mais atento mostrou que as pessoas admitiram intencionalmente prejudicar os outros com mais frequência quando entediadas. Em um segundo estudo, os pesquisadores analisaram um esforço que envolveu militares infligindo danos a seus colegas e mais uma vez descobriram que o tédio parecia desempenhar um papel. O terceiro estudo envolveu a análise do comportamento de trollagem das pessoas online e mostrou que as pessoas relataram fazê-lo com mais frequência quando entediadas. No quarto estudo, os pesquisadores analisaram adultos que abusam de crianças, verbalmente ou fisicamente, e mais uma vez descobriram que o tédio era um fator.

Observando que os primeiros quatro estudos foram todos baseados em cenários de autorrelato, os pesquisadores analisaram outros estudos que envolveram a realização de experimentos e o estudo dos resultados. No primeiro, os voluntários foram convidados a assistir a vídeos – alguns dos quais eram mais aborrecidos do que outros. Enquanto observavam, os voluntários foram autorizados a empurrar larvas através de um moedor de café como forma de aliviar seu tédio (os voluntários foram enganados, nenhuma larva foi realmente prejudicada). Os pesquisadores descobriram que a maior parte da moagem das larvas foi feita por aqueles que assistiam aos vídeos mais aborrecidos. Em dois outros experimentos, os voluntários on-line foram autorizados a decidir se davam mais dinheiro a outro participante ou deduziam de sua contagem. Em ambos os estudos, aqueles que se sentiam mais entediados eram mais propensos a deduzir dos outros. Os pesquisadores também analisaram alguns estudos que analisaram as razões por trás do comportamento sádico e descobriram mais uma vez que o tédio parecia desempenhar um papel.

Os pesquisadores concluem sugerindo que o tédio parece desempenhar um papel no comportamento sádico, e que este comportamento parece estar ligado a tentativas de diminuir sentimentos negativos associados ao tédio.

Fonte: Journal of Personality and Social Psychology. DOI: 10.1037/pspi0000335.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários