Notícias de saúde

Mudar a dieta pode aumentar expectativa de vida

23 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Um jovem adulto nos EUA pode adicionar mais de uma década à sua expectativa de vida mudando sua dieta, de uma dieta típica ocidental para uma dieta otimizada que inclui mais leguminosas, grãos integrais e nozes e menos carne vermelha e processada, de acordo com um novo estudo da Universidade de Bergen, na Noruega, publicado em 8 de fevereiro de 2022 na revista PLOS Medicine. Para os idosos, os ganhos previstos na expectativa de vida de tais mudanças na dieta seriam menores, mas ainda assim seriam substanciais.

A alimentação é fundamental para a saúde e, globalmente, estima-se que os fatores de risco dietéticos levem a 11 milhões de mortes e 255 milhões de anos de vida ajustados por incapacidade anualmente. No novo estudo, os pesquisadores usaram meta-análises e dados existentes do estudo Global Burden of Diseases para construir um modelo que permite a estimativa instantânea do efeito na expectativa de vida (EV) de uma série de mudanças na dieta. O modelo também está agora disponível como uma ferramenta online disponível publicamente chamada calculadora Food4HealthyLife (https://food4healthylife.org/).

Para adultos jovens nos Estados Unidos, o modelo estima que uma mudança sustentada de uma dieta típica ocidental para a dieta ideal a partir dos 20 anos de idade aumentaria a expectativa de vida em mais de uma década para as mulheres e homens. Os maiores ganhos em anos de expectativa de vida seriam obtidos comendo mais leguminosas, mais grãos integrais, e mais nozes, menos carne vermelha e menos carne processada. Mudar de uma dieta típica para uma dieta otimizada aos 60 anos ainda pode aumentar a expectativa de vida em 8 anos para mulheres e 8,8 anos para homens, e os de 80 anos podem ganhar 3,4 anos de tais mudanças na dieta.

Segundo os autores da pesquisa, “compreender o potencial relativo de saúde de diferentes grupos de alimentos pode permitir que as pessoas obtenham ganhos de saúde viáveis ??e significativos. A calculadora Food4HealthyLife pode ser uma ferramenta útil para médicos, formuladores de políticas e leigos entenderem o impacto na saúde das escolhas alimentares”.

Fonte: PLoS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1003889.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários