Notícias de saúde

Associação do início da terapia com estatinas com a progressão do diabetes

27 de janeiro de 2022 (Bibliomed). A terapia com medicamentos conhecidos de uma maneira ampla como “estatinas”, usados no controle dos níveis de colesterol, foi associada ao aumento da resistência à insulina; no entanto, suas implicações clínicas para o controle do diabetes entre diabéticos são desconhecidas.

Recente pesquisa teve como objetivo avaliar a progressão do diabetes após o início do uso de estatinas em pacientes com diabetes.

Este grande estudo de coorte retrospectivo incluiu 83.022 pares combinados de propensão pontuada de usuários e não usuários de estatina e descobriu que o resultado composto de progressão de diabetes foi significativamente maior entre os pacientes com diabetes que usaram estatinas do que entre os pacientes com diabetes que não usaram estatinas. O estudo examinou 12 anos de dados sobre pacientes cobertos pelo sistema de saúde Veterans Affairs e designs de novos usuários e comparadores ativos para avaliar as associações entre o início das estatinas e a progressão do diabetes de 2003 a 2015.

Assim, o estudo concluiu que o uso de estatina foi associado à progressão do diabetes em pacientes diabéticos - os usuários de estatina tinham uma probabilidade maior de início do tratamento com insulina, desenvolvendo hiperglicemia significativa, experimentando complicações glicêmicas agudas e recebendo prescrição de um número maior de classes de medicamentos para redução da glicose.

Fonte: JAMA Internal Medicine. 2021;181(12):1562-1574.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários