Notícias de saúde

Oferecer suco a bebês aumenta risco de obesidade no futuro

04 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Muitos pais começam a introdução alimentar dos filhos com sucos de fruta. Contudo, um novo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos mostrou que oferecer suco aos bebês antes de eles completarem um ano de idade está associado a maior consumo de bebidas açucaradas ao longo da infância, bem como a maior risco de obesidade, cáries e menor consumo de água.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que suco de fruta 100% não seja introduzido na dieta de bebês antes dos 12 meses de idade, se o fizer. Ainda assim, sucos são frequentemente dados a crianças dessa idade.

Para avaliar os efeitos disso nas crianças, os pesquisadores rastrearam dados coletados em 4.067 mães. A saúde dos filhos das mulheres foi acompanhada desde o nascimento até os 7 anos de idade.

Um quarto das mães disse ter introduzido o suco em seus filhos antes dos 6 meses de idade, 49% o fizeram entre 6 e 12 meses e 26% o fizeram após 12 meses. Crianças que foram introduzidas ao suco muito cedo tinham 50% mais probabilidade de beber muito suco mais tarde na infância e 60% mais probabilidade de consumir muitos refrigerantes. A ingestão diária de água também tendeu a ser menor, em comparação com crianças que não tomaram suco na infância.

Os pesquisadores enfatizaram que o estudo não conseguiu distinguir entre os tipos de bebidas de frutas, então pesquisas futuras devem avaliar se a introdução de bebês a sucos 100% de frutas ou sucos de frutas com adição de açúcar tem impactos diferentes em suas preferências de bebida mais tarde.

Fonte: The Journal of Nutrition. DOI: 10.1093/jn/nxab260.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários