Notícias de saúde

Sangramento Nasal é Mais Comum pela Manhã

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - Como as pessoas, o sangramento nasal parece crescer e diminuir em certos momentos do dia. Segundo uma equipe de pesquisadores italianos, homens e mulheres são mais suscetíveis ao sangramento nasal pela manhã, por volta de 8 e 9 horas, independentemente da idade.

Um pico de menor intensidade tende a ocorrer no final da tarde.

O trabalho, publicado na edição de 4 de novembro do British Medical Journal, foi baseado em informações de mais de 1.700 pessoas com sangramento nasal atendidas ao longo de seis anos no pronto-socorro do Hospital Santa Anna, em Ferrara (Itália).

Em entrevista à Reuters Health, o chefe do estudo, Roberto Manfredini, da Escola de Medicina da Universidade de Ferrara, disse que os sangramentos nasais ocorreram com mais freqüência em janeiro que em qualquer outro mês.

Como a pressão sanguínea segue um padrão diário semelhante, os pesquisadores sugeriram que a pressão sanguínea pode disparar o sangramento nasal e novos estudos devem ser feitos para investigar as causas do fenômeno.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários