Notícias de saúde

Aquecimento global aumentou casos de doenças renais

01 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Cerca de um quatorze de todas as internações por doença renal podem ser atribuídas ao aumento da temperatura, de acordo com um estudo em conjunto entre a Monash University, na Austrália, e da Universidade de São Paulo (USP).

Focado no Brasil, o estudo mostrou que para cada aumento de 1 grau Celsius na temperatura média diária, há um aumento de quase 1% na doença renal. Os mais afetados são mulheres, crianças menores de 4 anos e idosos com mais de 80 anos.

O estudo analisou 2.726.886 hospitalizações por doenças renais. No contexto do aquecimento global, mais estratégias e políticas devem ser desenvolvidas para prevenir hospitalizações relacionadas ao calor e mitigar as mudanças climáticas. As maiores associações entre temperatura e doenças renais ocorreram no dia da exposição a temperaturas extremas, embora tenham permanecido por 1-2 dias após a exposição.

Para amenizar os problemas, os autores recomendam que intervenções sejam urgentemente incorporadas à política governamental sobre mudanças climáticas, pois algumas pessoas são mais vulneráveis ??ao calor no que diz respeito às doenças renais.

Fonte: The Lancet Regional Health – Americas. DOI: 10.1016/j.lana.2021.100101.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários