Notícias de saúde

Consumo de álcool aumenta risco de diabetes em mulheres

23 de novembro de 2021 (Bibliomed). Mulheres com diabetes gestacional apresentam alto risco de diabetes tipo 2. É de particular interesse identificar fatores modificáveis de dieta e estilo de vida, como ingestão de álcool, que podem ser úteis para retardar ou prevenir a progressão para diabetes tipo 2 evidente.

Estudo teve como objetivo avaliar a associação entre o consumo de álcool e o risco de diabetes tipo 2 em mulheres com histórico de diabetes gestacional.

Neste estudo de coorte de 4.740 mulheres com histórico de diabetes gestacional, após ajuste para os principais fatores dietéticos e de estilo de vida e índice de massa corporal, mulheres que consumiram 5,0-14,9 g/d tiveram um risco 41% menor de desenvolver diabetes tipo 2 incidente em comparação com aqueles que não consumiram álcool.

Esses achados devem ser interpretados no contexto de outros riscos e benefícios conhecidos do consumo de álcool ao considerar as recomendações clínicas para mulheres com histórico de diabetes gestacional.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.24669.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários