Notícias de saúde

Classe social interfere no tratamento de depressão em adolescentes

09 de novembro de 2021 (Bibliomed). Depressão maior e transtornos por uso de substâncias (TUS) comumente ocorrem simultaneamente entre adolescentes, mas pouco se sabe sobre a utilização de tratamento entre adolescentes com ambas as condições. Dada a influência recíproca dessas condições umas sobre as outras e a baixa prevalência de tratamento geral, as informações atuais sobre a quantificação e as tendências no tratamento da depressão e TUS concomitantes são críticas para avaliar como os atendimentos são capazes de alcançar os jovens que precisam desses serviços, e entre jovens com fatores de risco sociodemográficos.

Estudo teve como objetivo examinar as tendências temporais e as disparidades sociodemográficas no tratamento da depressão maior e TUS concomitantes entre adolescentes norte-americanos.

Esta pesquisa incluiu 136.262 adolescentes de 12 a 17 anos; foram encontradas lacunas de tratamento persistentes para depressão maior e transtornos por uso de substâncias concomitantes. As necessidades de tratamento não atendidas foram significativamente maiores entre adolescentes hispânicos e asiáticos, nativos havaianos ou das ilhas do Pacífico e adolescentes sem seguro médico.

As descobertas deste estudo sugerem que são necessários esforços contínuos para melhorar a prestação de serviços e coordenação para adolescentes com depressão e TUS concomitantes.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.30280.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários