Notícias de saúde

Tramadol é seguro?

08 de novembro de 2021 (Bibliomed). Embora o tramadol seja cada vez mais usado para controlar a dor crônica não oncológica, poucos estudos de segurança o compararam com outros opioides.

Um recente estudo publicado na revista JAMA teve como objetivo avaliar as associações do tramadol, em comparação com a codeína, com a mortalidade e outros desfechos clínicos adversos usados em regime ambulatorial.

Neste estudo de coorte retrospectivo que usou a correspondência de escore de propensão e incluiu 368.960 participantes, uma nova prescrição de tramadol, em comparação com codeína, foi significativamente associada a um maior risco de mortalidade por todas as causas (HR, 2,31), eventos cardiovasculares (HR, 1,15) e fraturas (HR, 1,50), mas não houve diferença significativa no risco de constipação, delírio, quedas, abuso/dependência de opioides ou distúrbios do sono.

Portanto, uma nova prescrição de tramadol, em comparação com codeína, foi significativamente associada a um maior risco de mortalidade, eventos cardiovasculares e fraturas, embora os achados devam ser interpretados com cautela, dado o potencial de confusão residual.

Fonte: JAMA. 2021;326(15):1504-1515.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários