Notícias de saúde

Eficácia de medicamentos no tratamento de câncer de medula infantil

16 de setembro de 2021 (Bibliomed). Os tumores cerebrais são a principal causa de morte relacionada a doenças em crianças. O meduloblastoma é o tumor cerebral embrionário maligno mais comum, sendo necessárias estratégias para aumentar a sobrevida.

Estudo procurou avaliar a intensificação da terapia com carboplatina como radiossensibilizador e isotretinoína como agente pró-apoptótico em crianças com meduloblastoma de alto risco em um ensaio clínico randomizado e, com um estudo de biologia correlativo, facilitar a análise de subgrupo planejada de acordo com o consenso da Organização Mundial da Saúde de subgrupos moleculares de meduloblastoma.

Neste ensaio clínico randomizado incluindo 261 crianças com meduloblastoma, a isotretinoína não melhorou a sobrevida. A adição de carboplatina durante a radioterapia melhorou a sobrevida de 54% para 73% apenas para crianças com meduloblastoma do grupo 3 de alto risco.

Assim, os achados deste ensaio clínico randomizado indicam que a estratificação de risco molecular e clínico prospectivo para meduloblastoma é necessária porque a adição de carboplatina durante a radioterapia é recomendada para meduloblastoma do grupo 3 de alto risco, mas não para outros subgrupos moleculares.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2021.2224.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários