Notícias de saúde

Droga experimental pode reduzir a frequência da enxaqueca

08 de setembro de 2021 (Bibliomed). Um novo medicamento experimental se mostrou eficiente na prevenção de enxaquecas. O Atogepant reduziu pela metade os dias de enxaqueca dos pacientes ao longo de 12 semanas de tratamento, sem causar efeitos colaterais graves.

O Atogepant funciona bloqueando os receptores celulares para CGRP, uma pequena proteína que é liberada pelo nervo trigêmeo durante as crises de enxaqueca. Acredita-se que ela desempenhe um papel fundamental na geração da dor da enxaqueca.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram mais de 900 pacientes com enxaqueca e os distribuíram aleatoriamente em um de quatro grupos: um grupo recebeu comprimidos de placebo (inativos), enquanto os outros três receberam diferentes doses de atogepant.

Ao longo de 12 semanas, os pacientes que tomaram o medicamento viram uma redução maior em suas enxaquecas em comparação com o grupo do placebo. Em média, passaram de sete para oito dias de "enxaqueca" por mês, para três a quatro dias.

Dos pacientes que receberam a dose de medicação mais alta, 61% tiveram pelo menos uma queda de 50% nos dias mensais de enxaqueca ao longo de três meses. Quanto aos efeitos colaterais, os problemas mais comuns foram prisão de ventre e náuseas, que afetaram cerca de 15% dos pacientes com a dose mais alta.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2035908.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários