Notícias de saúde

Expectativa de vida - Brasil ocupa 112º lugar

A Organização Mundial da Saúde divulgou uma nova forma de calcular a expectativa de vida que considera o estado de saúde da população e os anos de incapacidade, em vez de contabilizar apenas a idade da morte. Na antiga classificação, os países no topo da lista dos 191 Estados membros da OMS possuíam uma expectativa de vida duas vezes maior do que os países no fim da lista. Os novos indicadores apontam diferenças três vezes maiores: além de morrerem mais cedo, as populações de países mais pobres perdem mais anos com doenças e seqüelas graves como cegueira, paralisia, surdez e invalidez.

O Japão é o primeiro da lista, com uma expectativa de vida saudável de 74,5 anos,seguido pela Austrália com 73,2 anos, França com 73,1, Suécia com 73,0 , Itália com 72,7, Grécia com 72,5, Suíça (72,5), Mônaco (72,4) e Andorra com 72,3. O Brasil ficou com112º lugar, atrás de países como Albânia, Bósnia Herzegovina, Paraguai, Colômbia, Uzbequistão, Iugoslávia e Malásia.

A nova classificação tira os Estados Unidos do topo da lista para a 24ª posição. Em último lugar está Serra Leoa, com apenas 25,9 anos de expectativa de vida saudável. Os 23 últimos países são do continente africano.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários