Notícias de saúde
02 de junho de 2021 (Bibliomed). O Ministério da Saúde assinou ontem (01/06) com a farmacêutica Astrazeneca o contrato de transferência de tecnologia que permitirá a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) no Brasil. A partir de agora, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) poderá produzir o IFA, que é o insumo biológico essencial para a produção de imunizantes.
Hoje (02/06), chegaram ao país os bancos de células e de vírus, materiais usados na produção do IFA. Os insumos foram encaminhados ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), onde o imunizante será produzido.
A expectativa é que sejam produzidas 15 milhões de doses por mês de uma vacina 100% nacional, mas isso só deve começar a ocorrer em outburo, porque existe todo um processo de treinamento da equipe técnica e elaboração da documentação técnica relacionada aos processos produtivos do IFA nacional, que ainda precisará passar por testes. Além disso, será necessário alterar o registro da vacina junto à Anvisa.
Fonte: Ministério da Saúde. 02 de junho de 2021.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também