Notícias de saúde

Uso de cannabis para enxaquecas aumenta o risco de dores de cabeça “rebote”

12 de maio de 2021 (Bibliomed). Apesar de fornecer algum alívio para sintomas da enxaqueca, o uso da cannabis pode causar um efeito rebote, que provoca, justamente, dor de cabeça. É o que sugere uma análise realizada na Stanford Health Care, nos Estados Unidos.

De acordo com os resultados, pessoas que usam a droga, que demonstrou reduzir a intensidade dos sintomas da enxaqueca, têm seis vezes mais chances de ter uma dor de cabeça de rebote do que aqueles que usam outros tratamentos.

Uma dor de cabeça de rebote ocorre quando aqueles com um distúrbio de dor de cabeça subjacente, como a enxaqueca, dependem demais de um determinado medicamento para a dor, explicam os pesquisadores.

A enxaqueca, que afeta aproximadamente 12% da população, é uma forte cefaleia potencialmente incapacitante que pode causar dor significativa, assim como sensibilidade à luz e ao cheiro. Os ataques às vezes aumentam de frequência com o tempo e a enxaqueca crônica é definida como 15 ou mais dias de dor de cabeça por mês.

Em áreas onde seu uso foi legalizado, a cannabis é frequentemente prescrita com ou no lugar de medicamentos como antidepressivos ou beta-bloqueadores para ajudar a controlar os sintomas.

A pesquisa sugere que o ingrediente principal da maconha pode ajudar a reduzir a intensidade e a frequência dos ataques de enxaqueca. Ainda assim, como acontece com analgésicos de prescrição mais convencionais usados ??para pessoas com a doença, ele também pode causar dores de cabeça de rebote, que têm sido associadas ao uso excessivo de medicamentos, de acordo com a enxaqueca Foundation.

Os pesquisadores analisaram os registros médicos de 368 pessoas que tiveram enxaqueca crônica por pelo menos um ano. Entre os participantes do estudo, 150 estavam usando cannabis e 218 não. Dos 368 participantes, 212 relataram pelo menos uma dor de cabeça por uso excessivo de medicamentos ao longo do ano, enquanto 156 não. Pessoas que usam analgésicos opioides para tratar a enxaqueca também têm maior probabilidade de usar cannabis.

Fonte: American Academy of Neurology. Press Release. Abril, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários