Notícias de saúde

Espironolactona demonstra eficácia no tratamento da acne em adolescentes

07 de maio de 2021 (Bibliomed). Faltam estudos que avaliem a utilidade da espironolactona no tratamento da acne em mulheres adolescentes. Assim, pesquisadores procuraram examinar o papel da espironolactona no tratamento desta população de pacientes. Uma revisão retrospectiva foi realizada para determinar a eficácia do tratamento com espironolactona em mulheres adolescentes atendidas na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, de 2007 a 2017.

Oitenta pacientes pediátricos que preencheram os critérios de inclusão do estudo (mulheres, diagnóstico de acne feito ou confirmado por um dermatologista, receberam tratamento com espironolactona por pelo menos 3 meses e foram acompanhados na clínica dermatológica dos pesquisadores pelo menos 3 meses após o início da espironolactona) e que tinham uma idade média de 19 anos (variação de idade, 14–20 anos) foram incluídas.

De acordo com os resultados, a espironolactona mostrou eficácia no tratamento da acne em mulheres adolescentes e é uma opção segura a longo prazo para antibióticos sistêmicos. Houve 64 pacientes (80%) cuja acne melhorou após o tratamento com espironolactona (dose média, 100mg diários). Cerca de um quarto das pacientes (22,5%) viu uma resposta completa, enquanto mais da metade (58,8%) teve uma resposta completa ou uma resposta parcial superior a 50%. O tratamento com espironolactona teve uma duração média de 7 meses (variação, 3-45 meses) com efeitos colaterais limitados.

A pesquisa concluiu que a espironolactona demonstrou eficácia no tratamento da acne em mulheres adolescentes e é uma alternativa segura de longo prazo aos antibióticos sistêmicos nessas pacientes.

Fonte: Pediatric Dermatology. DOI: 10.1111/pde.14391.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários