Notícias de saúde

O que é ECMO, aparelho usado pelo ator Paulo Gustavo?

12 de abril de 2021 (Bibliomed). A oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) é uma máquina/dispositivo de suporte de vida. As pessoas que necessitam de ECMO têm uma doença grave e potencialmente fatal que impede o funcionamento adequado do coração ou dos pulmões. Por exemplo, a ECMO é usada durante condições de risco de vida, como lesão pulmonar grave por infecção ou choque após um infarto cardíaco fulminante. Tal é o caso de pacientes com alterações pulmonares graves pela COVID-19, como no caso do ator Paulo Gustavo.

A máquina de ECMO substitui a função do coração e dos pulmões; as pessoas que precisam de suporte de uma máquina de ECMO são atendidas em uma unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital. Normalmente, as pessoas recebem suporte de uma máquina de ECMO por apenas algumas horas ou dias, mas pode exigir isso por algumas semanas, dependendo de como sua condição progride.

A ECMO é usada para ajudar pessoas que:

- Os pulmões não podem fornecer oxigênio suficiente para o corpo, mesmo quando recebe oxigênio extra.

- Os pulmões não conseguem se livrar do dióxido de carbono, mesmo com a ajuda de um ventilador mecânico.

- O coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo.

A ECMO também pode ser usada para apoiar pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares que não podem ser curadas enquanto esperam por um transplante de órgão (por exemplo, um novo coração e / ou pulmões).

A máquina de ECMO é conectada a um paciente por meio de cânulas plásticas. Os tubos são colocados em grandes veias e artérias nas pernas, pescoço ou tórax.

A máquina de ECMO bombeia sangue do corpo do paciente para um pulmão artificial (oxigenador) que adiciona oxigênio e remove dióxido de carbono. Assim, ele substitui a função dos pulmões da própria pessoa. A máquina de ECMO então envia o sangue de volta ao paciente por meio de uma bomba com a mesma força do coração, substituindo sua função. A máquina de ECMO é controlada por uma pessoa chamada perfusionista, ou por um enfermeiro ou terapeuta respiratório com treinamento avançado chamado especialista em ECMO. O perfusionista ou especialista em ECMO ajustará as configurações da máquina para fornecer ao paciente a quantidade de suporte cardíaco e pulmonar de que precisa.

Durante a duração do procedimento, vários exames de sangue são feitos: entre os mais importantes, citam-se a dosagem do pH e gases arteriais, e exames para avaliar a coagulação do sangue – durante o procedimento, o paciente deve ser mantido sob utilização de um anticoagulante, para que coágulos (trombos) não se formem no sistema.

Em alguns casos, o sistema de ECMO poderá ser necessário apenas por pouco tempo, e o paciente se recupera. Em outros casos, podem levar mais tempo para melhorar, caso em que o paciente pode precisar da máquina de ECMO por vários dias a semanas. Infelizmente, algumas pessoas não melhoram o suficiente para serem retiradas da máquina de ECMO. A ECMO não salva a todos, mas melhorou a sobrevida de muitas pessoas gravemente doentes que não estavam respondendo às opções usuais de suporte de vida.

Fonte: American Thoracic Surgery – What is ECMO?

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários