Notícias de saúde

Gestante Infectada Deve Receber Droga Anti-Aids, Diz OMS

NOVA YORK (Reuters Health) - Drogas anti-Aids para diminuir as chances de transmissão do HIV de mãe para filho devem ser oferecidas a todas as gestantes infectadas, recomendaram autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids) em um comunicado divulgado na quarta-feira.

Ao contrário de diretrizes anteriores, as novas recomendações defendem o uso da droga nevirapina em combinações de drogas para prevenir a transmissão de mãe para filho.

Diretrizes sobre atendimento a infectados também foram divulgadas na terça-feira pela África do Sul. O país anunciou novas medidas na luta contra a Aids que limitam a disponibilidade de drogas anti-Aids importantes como o AZT, que o governo classificou como cara e tóxica.

As recomendações da OMS e do Unaids são resultado de uma conferência realizada este mês em Genebra em favor de um grupo formado pelas duas agências.

Recomendações anteriores anunciadas em março deste ano determinavam que a nevirapina deveria ser usada somente no contexto de ensaios com drogas, "devido a possíveis preocupações sobre o rápido desenvolvimento de vírus resistente a nevirapina em mulheres".

No encontro em outubro, no entanto, especialistas concluíram que o benefício de prevenir a transmissão de mãe para filho com combinações contendo nevirapina "pesam muito mais que qualquer preocupação teórica" sobre o desenvolvimento de resistência a drogas.

"A prevenção da transmissão do HIV de mãe para filho...deve ser incluída no atendimento-padrão mínimo para mulheres com HIV e seus filhos", segundo as recomendações. "Não há justificativa para restringir o uso de qualquer regime para projeto piloto ou pesquisa".

O governo sul- africano, no entanto, não adotou essa política. Na terça-feira, a ministra da Saúde, Manto Tshabalala-Msimang, anunciou os padrões nacionais mínimos de atendimento à saúde para as cerca de 4,2 milhões de pessoas infectadas com o HIV.

As novas diretrizes restringem o uso de AZT, negando seu acesso até mesmo a gestantes para impedir a transmissão a seus filhos e vítimas de estupro.

A relutância em distribuir amplamente anti-retrovirais, que ajudam a reduzir o risco de transmissão do HIV e aliviar as infecções oportunistas, deve provocar novas críticas à resposta sul-africana para a crise da Aids.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários