Notícias de saúde

Grã-Bretanha Vai Indenizar Vítimas da Doença da Vaca Louca

LONDRES (Reuters) - O governo da Grã-Bretanha disse na quinta-feira que está disposto a montar um sistema para indenizar as vítimas afetadas pela forma humana da doença da vaca louca.

"A principal opção do governo é estabelecer um esquema de indenização, resultando na criação de um fundo especial que poderá somar milhões de libras", disse o ministro da Agricultura, Nick Brown, ao Parlamento.

Ele afirmou que há outras opções, e que irá estudar as outras formas de compensação com as famílias envolvidas.

Oitenta e quatro pessoas foram afetadas pela nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD). Mais de 70 pessoas morreram e ninguém tem certeza de quantas outras poderão estar contaminadas pela doença.

Um relatório oficial do governo britânico sobre a doença da vaca louca (BSE) acusou autoridades e ex-ministros de terem minimizado os riscos da BSE no homem, e de terem falhado na coordenação de uma resposta rápida do governo.

Brown disse que uma comissão montada por civis irá investigar a necessidade ou não da adoção de uma ação disciplinar contra as pessoas envolvidas.

Acredita-se que o surto de BSE na Grã-Bretanha tenha começado depois que carne e ossos de carneiros infectados tenham sido reprocessados para servir de ração para o gado bovino.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários