Notícias de saúde

Após três mortes, Guiné declara surto de ebola

17 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). No último domingo (14/02), depois de contabilizadas pelo menos três mortes, as autoridades de saúde de Guiné anunciaram um novo surto de Ebola no país. Em postagem no Facebook, o Ministério da Saúde divulgou pelo menos sete casos suspeitos do vírus entre os participantes de uma enfermeira em 1º de fevereiro na província de Nzerekore, perto da fronteira norte da Libéria.

Duas mulheres e um homem entre esses casos morreram desde então, disse o Ministério, acrescentando que suas mortes foram confirmadas como relacionadas ao ebola depois que suas amostras foram enviadas para serem testadas e retornaram positivas. Os casos suspeitos exibiam sintomas de diarreia, vômito e sangramento.

Uma reunião de crise do Ministério da Saúde foi realizada no domingo e pediu o isolamento de todos os casos suspeitos e que os casos sejam investigados por uma missão de emergência do governo central, entre várias outras medidas de saúde a serem implementadas.

Em comunicado, o Ministério da Saúde reafirmou à população que todas as medidas estão sendo tomadas para conter esta epidemia o mais rápido possível, e pediu aos cidadãos da área afetada que sigam as medidas de higiene e prevenção e que qualquer pessoa que apresente sintomas entre em contato com as autoridades de saúde.

Acredita-se que a Guiné tenha sido o marco zero do surto de Ebola na África Ocidental de 2014 a 2016, que viu 28.652 pessoas infectadas com o vírus, incluindo 11.325 pessoas que morreram da doença.

Fonte: United Press International. February 14, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários