Notícias de saúde

Vacina universal contra gripe pode estar próxima

28 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Os pesquisadores acreditam que estão um passo mais perto de uma vacina "universal" contra a gripe, mesmo com as preocupações com o vírus sazonal em segundo plano durante a pandemia COVID-19. Esse tipo de resposta imune "generalizada", contra todas as cepas de vírus, não é possível com as formulações de vacinas anuais disponíveis atualmente.

De acordo com um estudo da Universidade de Basel, na Suíça, as células T encontradas nos pulmões podem ser a chave para a imunidade duradoura contra a influenza A, a forma mais comum e muitas vezes mais grave do vírus.

Essas células, que os pesquisadores chamam de células T auxiliares residentes, ajudam o corpo a iniciar respostas antivirais contra novas cepas de influenza, mesmo após a experiência com apenas um tipo do vírus.

Para o estudo, os pesquisadores utilizaram ratos infectados com a gripe A, e descobriram que as células T auxiliares residentes permanecem nos pulmões por um longo tempo após um surto de gripe.

Um tipo dessas células libera substâncias para equipar outras células do sistema imunológico com "armas" mais mortíferas na luta contra o vírus se ele retornar. Outro tipo auxilia na produção de anticorpos, ou células criadas pelo sistema imunológico para combater vírus, nos pulmões.

Para os pesquisadores, as vacinas destinadas a estimular a produção dessas células nos pulmões podem ser eficazes contra várias cepas da gripe. Eles explicam que faz sentido que o corpo mantenha um reservatório dessas células nos tecidos afetados pela infecção, onde os mesmos patógenos ou semelhantes podem invadir novamente.

Fonte: Science Immunology. DOI: 10.1126/sciimmunol.abb6808.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários