Notícias de saúde

Poluição Compromete Desenvolvimento Pulmonar

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - A poluição do ar no sul da Califórnia está comprometendo o desenvolvimento do pulmão das crianças e, possivelmente, aumentando o risco de aparecimento de problemas respiratórios ao longo da vida.

Em estudo de quatro anos com crianças de 12 comunidades, especialistas verificaram "déficit significativos" da função pulmonar em crianças da 4a. série e que podem estar relacionados à poluição.

Segundo W. James Gauderman, da Escola de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, esse déficit pode ser uma base para bronquite crônica e outros problemas respiratórios em idade avançada. Gauderman disse à Reuters Health que mesmo as crianças que hoje não têm problemas respiratórios, podem no futuro enfrentar um risco maior de doenças desse tipo.

O trabalho foi publicado na edição de outubro do American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine (Revista Americana da Medicina Respiratória e Cuidados Intensivos).

A poluição industrial no sul da Califórnia e a emissão produzida por veículos -- principais poluidores do ar na região -- caíram drasticamente nos últimos anos por causa das normas da Environmental Protection Agency (EPA, sigla para Agência de Proteção Ambiental).

"Todas essas comunidades estão se adequando aos padrões da EPA, mas ainda verificamos efeitos da poluição na saúde dos moradores", disse Gauderman. De acordo com o especialista, somente um controle mais rígido da qualidade do ar pode ajudar a proteger o pulmão das crianças. Gauderman observou que os pais têm sido avisados para manter as crianças dentro de casa em dias muito poluídos e com neblina.

Para Gauderman, os efeitos verificados no estudo refletem a diferença do ar que as crianças respiram dentro e fora de casa e os pais não podem mantê-las dentro de casa para proteger seus pulmões.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários