Notícias de saúde

Combinação de e-cigarro com aconselhamento pode ajudar a parar de fumar

07 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Uma combinação de cigarros eletrônicos (e-cigarros) e aconselhamento é duas vezes mais eficaz em fazer os fumantes de cigarros tradicionais pararem de fumar do que um programa apenas com aconselhamento, pelo menos em curto prazo, descobriu um estudo da McGill University, nos Canadá.

A maioria dos participantes do estudo eram fumantes de longa data e haviam tentado outros métodos para parar de fumar. Entre os fumantes que usaram cigarros eletrônicos sem nicotina e fizeram sessões de aconselhamento, 21% pararam de fumar após 24 semanas de tratamento. Enquanto isso, após 12 semanas de tratamento para parar de fumar, 22% dos participantes que receberam cigarros eletrônicos com nicotina, além de receber aconselhamento, pararam de fumar, em comparação com 9% daqueles que tinham apenas aconselhamento.

Após 24 semanas, 17% dos participantes do estudo fumando e-cigarros e recebendo aconselhamento ainda não estavam fumando, enquanto 10% daqueles no grupo de aconselhamento haviam parado.

Os cigarros eletrônicos geralmente contêm quantidades menores de substâncias químicas nocivas encontradas nos cigarros convencionais, embora ainda contenham nicotina, que é altamente viciante, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. E embora os cigarros eletrônicos sejam "quase com certeza mais seguros" do que os cigarros convencionais, os especialistas explicam que os efeitos de seu uso a longo prazo permanecem desconhecidos porque são relativamente novos.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2020.18889.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários