Notícias de saúde

Portugal poderá ter um novo pico de COVID-19 em meados de novembro

21 de outubro de 2020 (Bibliomed). Dados do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, em Portugal, indicam que o país pode esperar um segundo pico de casos de COVID-19 em meados de novembro. Os pesquisadores seguiram as linhas previstas pelo Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME), centro mundial de investigação independente da Universidade de Washington, responsável pelas modelações para a Organização Mundial da Saúde.

Considerando os dados do IHME para a Europa e conforme o que estava previsto nas modelações, revistas em agosto, Portugal está com um grau de exatidão de 99,5% na mortalidade. A modelação do IHME aponta para um segundo pico entre 18 e 28 de novembro no país.

O professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro da Comissão Técnica de Vacinação, Manuel Carmo Gomes, explica que a taxa de mortalidade vai aumentar porque o número de novos casos está a aumentar muito ainda. Ele ressalta que é impossível saber até quando, porque o RT (indicador que define o grau de transmissibilidade de infeção) não para de aumentar e era preciso que esse se estabilizasse, mesmo que acima de 1.

Fonte: Visão Saúde. 20 de outubro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários