Notícias de saúde

Exame cardíaco deveria ser feito junto ao ginecológico

20 de agosto de 2020 (Bibliomed). Pesquisa publicada no Journal of Women's Health mostrou que mulheres podem se beneficiar da realização de exames cardiológicos em combinação com exames ginecológicos.

Os cientistas descobriram que 86% das mulheres atendidas em uma clínica de ginecologia ambulatorial tinham um fator de risco cardiovascular e 40% tinham pelo menos um sintoma cardiovascular, mas havia pouca consciência dos fatores de risco cardiovascular e sintomas entre as mulheres.

O nível de conhecimento dos fatores de risco, como pressão alta, colesterol alto e obesidade, foi um pouco maior entre aquelas com histórico de resultados adversos na gravidez, mas aqueles sem esse histórico eram mais propensos a ter fatores de risco e sintomas cardiovasculares, como angina e falta de ar.

Para muitas mulheres, uma visita ao ginecologista é a única forma de atendimento primário de saúde, portanto, melhorar o rastreamento cardíaco em clínicas de obstetrícia pode melhorar a detecção de problemas cardíacos nesse grupo.

Os pesquisadores também concluíram que um questionário simples funciona bem em clínicas de ginecologia para avaliar o risco de doenças cardíacas nas mulheres.

Fonte: Journal of Women's Health. DOI: 10.1089/jwh.2019.8074.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários